UOL Notícias Notícias
 

11/08/2006 - 22h22

Ministro cubano diz que Fidel "certamente" está em recuperação

Havana, 11 ago (EFE).- O ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, afirmou hoje que Fidel Castro "certamente está se recuperando" e que espera por novas mensagens do líder cubano, embora tenha admitido que não pode prever quando estas chegarão.

"Tenho hoje as mesmas notícias de todos e estamos esperando novas mensagens, novas notícias, mas com a certeza de que está se recuperando", completou Prieto em entrevista à imprensa após a inauguração de uma exposição fotográfica sobre Fidel Castro intitulada "Momentos".

Prieto declarou que no domingo, dia em que o presidente cubano completará 80 anos, será um "momento significativo", mas insistiu em afirmar que não se atrevia a prever quando haveria uma nova mensagem.

"Chegam horas relacionadas a um momento muito significativo.

Fidel está fazendo 80 anos. Eu acho que o povo está esperando algo, mas ele já pediu paciência", afirmou.

Prieto se referiu também ao espetáculo musical "Música pela Pátria", que reunirá no sábado artistas cubanos de diversas gerações.

O teólogo brasileiro conhecido como "Frei Betto", ex-assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e próximo a Castro, indicou à Efe que o líder cubano "está muito bem" e "lúcido".

"A informação que tenho é a mesma que os senhores têm, de que o comandante está muito bem, que se recupera muito bem, completamente lúcido e informado sobre tudo, e que em breve voltará a seu trabalho", assinalou, ao especificar que não teve oportunidade de reunir-se com ele e que nem foi essa sua intenção ao viajar para Cuba, onde chegou na quarta-feira.

Frei Betto, que deve deixar o país no domingo, declarou ainda que se encontra na ilha "para ser solidário com Fidel e ao povo de Cuba" e para atender à convocação da Igreja e unir-se às preces pela saúde do líder cubano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    -0,01
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host