UOL Notícias Notícias
 

11/08/2006 - 11h06

Rice viaja a Nova York para pressionar em favor de resolução

Washington, 11 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, viajou hoje a Nova York para pressionar em favor de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre Israel e Líbano.

Os Estados Unidos têm a esperança de que essa resolução possa ser votada ainda hoje, embora o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, tenha reconhecido que "há muito trabalho a ser feito".

"Estamos mais perto, mas ainda temos que chegar a uma resolução", explicou McCormack, que acompanha Rice. O porta-voz assegurou que "a secretária vai com a esperança de que haja uma votação ainda hoje".

Na ONU, a França propôs um parágrafo para a minuta de uma resolução no qual se insiste na retirada imediata das forças de Israel do sul do Líbano junto a um fim das hostilidades.

Os Estados Unidos insistem em que qualquer cessar-fogo deve estar acompanhado de passos específicos para o desarmamento da milícia xiita libanesa Hisbolá, que opera no sul do Líbano.

McCormack disse que Rice falou por telefone esta semana com ministros de Exteriores de outros países, enquanto o embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, conversou com os outros diplomatas na busca de uma resolução.

"Achamos que há uma boa comunicação com a França e com outros países para chegar a uma resolução que possa ser aplicada eficazmente e que traga fim à violência em grande escala", disse McCormack.

"Isto deveria levar a um cessar-fogo duradouro na região, e traria uma maior estabilidade a essa área do mundo", segundo o porta-voz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host