UOL Notícias Notícias
 

21/08/2006 - 12h21

Israel: Parlamentares pedem investigação sobre fracasso no Líbano

Jerusalém, 21 ago (EFE).- A maioria dos membros do comitê parlamentar israelense de Segurança e Exteriores defende a abertura de uma investigação de Estado sobre os fracassos israelenses na guerra do Líbano.

Trata-se da maioria dos membros do comitê, com exceção dos parlamentares do partido Kadima, principal formação da coalizão de Governo.

No entanto, o comitê só tomará uma decisão sobre a formação de uma comissão de Estado e de outra interparlamentar na próxima semana, afirmou o presidente do comitê de Segurança e Exteriores, Tzachi Hanegbi.

Fontes governamentais citadas pela edição eletrônica do jornal israelense "Ha'aretz" afirmaram que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, tem reservas em relação à criação da comissão de investigação de Estado, devido ao temor de um relatório duro e crítico.

Olmert teme, segundo esta fonte, que sejam descobertos erros na tomada de decisões, e que as investigações possam se prolongar muito.

Por pedido de Olmert, o assessor jurídico do Estado, Menachem Mazuz, averiguará as alternativas para a criação de uma comissão de investigação de Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host