UOL Notícias Notícias
 

24/08/2006 - 14h37

Israel acusa Síria de incitar Hisbolá a se opor a desarmamento

Jerusalém, 24 ago (EFE).- O chefe dos serviços de inteligência do Exército israelense, Amos Yadlin, afirmou hoje que a Síria incita o Hisbolá a "se opor firmemente" a um possível confisco de suas armas.

O general israelense compareceu hoje ao Comitê de Assuntos Exteriores e de Defesa da Knesset (Parlamento israelense) para expor a situação no sul do Líbano, dez dias após a entrada em vigor do cessar-fogo da ONU.

Ele acrescentou que, fora alguns incidentes isolados, não existem grandes tensões entre as tropas israelenses que continuam mobilizadas no sul do Líbano e os milicianos do Hisbolá existentes na região.

No entanto, afirmou que as probabilidades de o Hisbolá retomar suas atividades por iniciativa própria, assim como uma resposta a uma ação israelense, irão aumentando enquanto vai atrasando o envio da força multinacional da ONU.

Por enquanto, as tropas libanesas que chegam à região até agora dominada pelo Hisbolá "não estão substituindo o grupo xiita, que não tem intenção de abandonar o sul do Líbano e de entregar as armas", afirmou o general israelense.

O Hisbolá, acrescentou Yadlin, está voltando a habilitar as estruturas que permitem o contrabando de armas para o sul do país, em um esforço para readquirir seu poderio que também inclui reconstruir as áreas xiita destruídas durante a guerra.

O chefe dos serviços de inteligência de Israel afirmou que o grupo xiita também trabalha para restabelecer sua credibilidade no Líbano, após as críticas que surgiram por fazer o país correr perigo ao seqüestrar dois soldados israelenses, motivo que Israel utilizou para lançar uma grande operação militar que durou 33 dias.

O general israelense também comentou as negociações com o Irã sobre seu programa nuclear, e afirmou que Teerã está "ganhando tempo", colocando freios na frente diplomática, enquanto avança rapidamente na frente tecnológica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host