UOL Notícias Notícias
 

25/08/2006 - 15h23

Usar capacete reduz quase à metade risco de morrer no trânsito

Genebra, 25 ago (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou hoje uma campanha de prevenção e vigilância para aumentar o uso do capacete entre motoqueiros e ciclistas, já que esta atitude reduz em 40% o risco de morrer em caso de acidente e em 70% a gravidade dos ferimentos.

"As lesões na cabeça são a principal causa de morte ou incapacitação entre os motoqueiros", alertou a organização internacional na apresentação de um novo manual sobre segurança no trânsito, no qual se reivindica a obrigatoriedade de usar capacete em todos os países.

A iniciativa da OMS está dirigida a Governos e responsáveis de políticas de segurança viária, com o objetivo de ajudar a reduzir os acidentes em estrada, que a cada ano matam cerca de 1,2 milhão de pessoas e deixam 50 milhões feridas ou incapacitadas.

A Tailândia é um bom exemplo da eficácia da obrigatoriedade de uso do capacete, segundo a organização da ONU, já que dois anos após a introdução dessa medida na província Khon Kaen (nordeste) as lesões na cabeça se reduziram em 40% e o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito caiu 24%.

Como parte da campanha iniciada hoje, a OMS ajudará os Governos a promover o uso do capacete, especialmente nos países em desenvolvimento, onde os usuários de motos e bicicletas representam mais de 50% das pessoas feridas ou mortas nas estradas.

"Queremos que o uso do capacete seja uma prioridade para os serviços nacionais de saúde pública", afirmou o diretor-geral interino do organismo, Anders Nordstrom.

Além disso, Nordstrom explicou que investir em programas de conscientização e prevenção não só salva vidas, mas também permite reduzir despesas nos sistemas de saúde públicos nacionais, já que o cuidado dos feridos supõe um grande custo.

Usar capacete torna-se "ainda mais urgente em vista da espetacular motorização do mundo, impulsionada sobretudo pela proliferação de veículos de duas rodas, especialmente nos países asiáticos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,15
    3,131
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h26

    0,42
    76.292,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host