UOL Notícias Notícias
 

07/09/2006 - 10h15

Presidente taiuanês depõe na Promotoria por caso de corrupção

Taipé, 7 set (EFE).- O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, e sua esposa, Wu Shu-chen, prestaram depoimento hoje na Promotoria e no Supremo Tribunal em relação ao suposto uso de faturas falsas para justificar despesas presidenciais, informaram fontes oficiais.

O porta-voz do Supremo Tribunal de Taiwan, Chang Wen-cheng, esclareceu que os dois não compareceram como "suspeitos" ou como "acusados".

A Promotoria informou ao presidente e a sua mulher que podiam ir acompanhados de advogados por causa dos crimes investigados, falsificação de documentos e malversação, mas os interrogados disseram que não havia necessidade.

Os responsáveis da investigação disseram que precisam de mais tempo e dados para determinar se houve um mau uso do Orçamento para uso pessoal do presidente taiuanês, como alguns afirmam.

O porta-voz do Tribunal Superior não fez comentário algum sobre a declaração do presidente Chen em sua viagem por Palau e Nauru, de onde retornou na quarta-feira, na qual admitiu implicitamente que foram usadas faturas que não correspondiam às despesas reais, mas disse que o dinheiro foi gasto em assuntos oficiais e não pessoais.

Chen admitiu que foram tomados alguns "atalhos" para justificar as despesas de "assuntos estatais".

O governante também tenta se esquivar de uma série de escândalos de corrupção nos quais estão envolvidos colaboradores políticos e familiares, inclusive sua mulher e seu genro, Chao Chien-ming.

Seu genro e o ex-subsecretário-geral da Presidência Chen Che-nan estão sendo processados por corrupção e uso indevido de informação privilegiada para o enriquecimento próprio.

Uma campanha popular para destituir o governante será lançada este sábado, com um milhão de apoios. O plano é organizado por Shih Ming-teh, ex-presidente do Partido Democrata Progressista, o mesmo de Chen.

Shih, uma importante figura do movimento democrata em Taiwan, acusa Chen de corrupção e de governar de forma ditatorial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host