UOL Notícias Notícias
 

17/09/2006 - 07h01

Israel aprova comissão para investigar conflito com o Hisbolá

Jerusalém, 17 set (EFE).- O Governo israelense aprovou hoje por grande maioria a constituição de uma comissão especial para investigar a guerra do Líbano e o desempenho tanto do Exército como do Executivo, presidido por Ehud Olmert.

Apesar de a comissão ser designada pelo Governo e não por um juiz, ela terá poderes de comissão pública, ou seja, suas conclusões poderão ser depois recuperadas para exigir responsabilidades judiciais a governantes e militares.

"O Governo tem a intenção de conceder à comissão os poderes para uma investigação de Estado, de acordo com a lei", disse Olmert no início da reunião semanal do Conselho de Ministros.

"Espero que isto ajude o país a preparar-se melhor para futuros desafios", acrescentou o governante do Estado judeu.

A criação da comissão foi aprovada por 20 votos a favor, dois contra (os de dois ministros Trabalhistas) e uma abstenção, a do ex-ministro da Defesa Shaul Mofaz.

A comissão será presidida pelo juiz aposentado Eliyahu Vinograd, além de outras quatro pessoas: a juíza também aposentada Ruth Gabizón, o investigador militar Yehezquel Dror, e os generais reformados Menachem Einan e Haim Nadal.

A sessão do Governo foi celebrada enquanto nos arredores do edifício dezenas de manifestantes da Associação por um Governo Melhor, além de reservistas, protestavam para exigir uma comissão pública com plenos poderes judiciais.

Os manifestantes sustentam que "não é apropriado que uma comissão que vai investigar o Governo seja designada pelo próprio executivo".

A comissão deverá estudar as circunstâncias que levaram ao conflito com a milícia Hisbolá em 12 de julho, assim como os erros do Governo e do Exército na campanha militar, que custou a Israel mais de 150 vidas.

Além disso, deverá ser investigada a aparente falta de preparação de todos os órgãos do Governo e do Exército para uma disputa na qual a população civil foi o principal alvo dos ataques.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host