UOL Notícias Notícias
 

21/09/2006 - 20h46

Primeiro-ministro da Polônia pede destituição de vice-presidente

Varsóvia, 21 set (EFE).- O primeiro-ministro da Polônia, Jaroslaw Kaczynski, anunciou hoje, quinta-feira, que pedirá a seu irmão Lech Kaczynski, presidente da República, que destitua o atual vice-presidente do Governo e ministro da Agricultura Andrzej Lepper.

Lepper se negou hoje a aprovar o projeto de Orçamento para 2007 apresentado pelo Governo.

"O senhor Lepper teve a chance de continuar no Governo e colaborar na realização de seu programa, mas preferiu voltar a atuar de maneira aventureira", disse Kaczynski.

Ao saber que pode ser destituído nas próximas horas, Andrzej Lepper acusou o primeiro-ministro e seus colaboradores de serem "indivíduos que se apegam de maneira doentia ao poder".

Marek Kuchcinski, líder parlamentar do partido Lei e Justiça (PiS), disse que seu partido trabalha para criar uma nova coalizão que garanta a maioria ao Governo.

"Mas se essa operação não tiver os resultados pretendidos, o PiS optará pela convocação de eleições antecipadas", afirmou Kuchcinski.

A crise explodiu quando Lepper informou que seu partido não apoiaria o orçamento apresentado pelo Governo para 2007, por considerar que impede a realização dos principais objetivos de seu partido, como o aumento de salários dos professores, médicos e enfermeiras, e o aumento da ajuda aos agricultores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host