UOL Notícias Notícias
 

22/09/2006 - 17h50

Comissão Européia recomendará entrada de Romênia e Bulgária na UE

Bruxelas, 22 set (EFE).- A Comissão Européia (CE) recomendará, no próximo dia 26 de setembro, a entrada de Romênia e Bulgária na União Européia (UE) em 1º de janeiro de 2007, apesar de pretender fazer um acompanhamento "permanente" dos dois países após o ingresso, sobretudo em matéria de Justiça e Interior, segundo fontes diplomáticas da UE.

A CE não deve usar a cláusula de salvaguarda que permitiria atrasar em um ano a entrada de ambos os países caso não estivessem preparados, disseram à Efe as fontes, que tiveram acesso à minuta do relatório que a Comissão apresentará oficialmente ao Parlamento Europeu em Estrasburgo (França), na próxima terça-feira.

Os assuntos de Justiça e Assuntos Interiores são a "batata quente da política", e a CE prepara medidas que reforcem as exigências feitas aos dois países para que cumpram suas obrigações neste campo, pois considera que o Tratado de adesão não é suficientemente duro, afirmam as fontes.

Além disso, as cláusulas de salvaguarda incluídas no Tratado em matéria de Economia, mercado interno e Justiça e Interior, e que prevêem a suspensão temporária dos direitos inerentes ao ingresso, serão "plenamente" implementadas em caso de graves dificuldades, de acordo com as mesmas fontes.

Estas salvaguardas podem ser ativadas até três anos após a entrada na UE.

Romênia e Bulgária temem que as medidas sejam aplicadas à liberdade de movimento das pessoas, por causa do receio de uma possível avalanche de trabalhadores dos dois países nos outros integrantes da UE.

O número de Estados-membros na UE passa a ser 27 com o ingresso desses países, que devem ser os últimos nos próximos anos, já que a Croácia, que atualmente negocia com a União, não deve fazer parte do bloco antes de 2010.

A UE decidiu fazer uma pausa no processo de ampliação depois do não à Constituição européia nos referendos de 2005 na França e na Holanda, rejeição atribuída em grande parte ao cansaço causado por uma ampliação considerada muito rápida de 10 países do Leste e do sul do Mediterrâneo em 2004.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host