UOL Notícias Notícias
 

26/09/2006 - 11h23

Beckett defende gestão do Governo britânico no conflito do Líbano

Manchester (R.Unido), 26 set (EFE).- A ministra britânica de Assuntos Exteriores, Margaret Beckett, defendeu hoje com contundência em Manchester (noroeste da Inglaterra) a posição de seu Governo no recente conflito no Líbano.

"Desde o princípio, Tony (Blair) e eu trabalhamos de forma intensa, em segredo, para conseguir o mais rápido possível um cessar-fogo sustentável", disse Beckett em seu discurso perante o congresso trabalhista que ocorre em Manchester até quinta-feira.

Beckett disse que o Governo britânico fez pressão para conseguir uma resolução do Conselho de Segurança da ONU no princípio de agosto.

"Os atrasos a partir dessa data não são resultado de nossa gestão, mas da inquietação sobre como conseguir que o cessar-fogo fosse sustentável", assegurou.

O discurso foi atentamente seguido por Walter Wolfgang, um militante de 83 anos que foi expulso do congresso trabalhista do ano passado por interromper o pronunciamento do então ministro britânico de Exteriores, Jack Straw, e expressar sua oposição à Guerra do Iraque.

Em declarações à imprensa, Wolfgang acusou Beckett e o primeiro-ministro do Reino Unido de ter "as mãos manchadas de sangue".

"O que ocorreu no Líbano foi um escândalo. A responsabilidade principal recai sobre (o presidente dos Estados Unidos) George W.

Bush, mas uma grande parte recai sobre Tony Blair e sua ministra de Exteriores", acrescentou Wolfgang, que acha que Beckett deveria ter renunciado por sua gestão na crise.

O Governo britânico foi muito criticado por membros de seu próprio partido por não ter feito um chamado imediato pelo cessar-fogo no conflito entre Israel e a milícia Hisbolá, que terminou em 14 de agosto após a aprovação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.

Os mais de 30 dias de conflito causaram quase 1.300 mortes, deixaram milhares de feridos e mais de 1 milhão de deslocados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host