UOL Notícias Notícias
 

28/09/2006 - 08h37

Diretor do escritório de Abbas promete pagar a funcionários

Ramala, 28 set (EFE).- O diretor do gabinete do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, Rafik Al-Huseini, anunciou hoje que todos os funcionários receberão na sexta-feira uma antecipação de 1.500 shekels (US$ 344).

Huseini assegurou que os cerca de 165 mil funcionários públicos poderão se dirigir amanhã às filiais bancárias nos territórios palestinos para receber os salários.

O anúncio do diretor do escritório presidencial foi feito após uma manifestação na Faixa de Gaza em que dezenas de policiais e outros membros dos organismos de segurança palestinos exigiam o pagamento dos salários atrasados.

Os manifestantes interromperam a principal estrada da faixa mediterrânea para protestar contra a falta de pagamento dos salários, apesar de Abbas ter assegurado que pagaria os salários no início do mês muçulmano sagrado do Ramadã.

Os policiais queimaram pneus e levantaram barricadas na estrada de Gaza após se dirigir aos bancos e não conseguir receber os salários prometidos.

O ministro do Planejamento e responsável interino de Finanças, Samir Abu Aisha, tinha declarado na terça-feira à imprensa que os funcionários com salários inferiores a US$ 450 poderiam receber parcialmente seus honorários na quarta-feira.

Calcula-se que 61 mil dos mais de 165 mil funcionários públicos receberiam o adiantamento dos salários.

Desde que o Hamas chegou ao poder na ANP, em março, a comunidade internacional e os principais países doadores, como a União Européia e os Estados Unidos, boicotam economicamente o Governo palestino.

Esta razão impediu o Executivo palestino de pagar os salários dos funcionários públicos.

A comunidade internacional exige ao Executivo do Hamas para retomar suas doações que renuncie à violência, reconheça o direito de Israel a existir e assuma os acordos assinados entre israelenses e palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host