UOL Notícias Notícias
 

29/09/2006 - 12h38

Novo embaixador dos EUA chega à Bolívia com mensagem conciliadora

La Paz, 29 set (EFE).- O novo embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, chegou hoje a La Paz com uma mensagem conciliadora, sem nenhuma referência às freqüentes e duras acusações que o presidente boliviano, Evo Morales, fez contra o Governo de Washington.

A Bolívia "está às vésperas de tomar decisões históricas na Assembléia (Constituinte) e me sinto privilegiado por estar aqui em um momento em que os bolivianos trabalham para criar uma democracia mais eqüitativa", disse Goldberg ao chegar, nesta madrugada.

"Este é um momento importante para a Bolívia e para as relações entre nossos países", acrescentou o diplomata, que era chefe de missão no Kosovo e já tinha sido ministro conselheiro na embaixada americana do Chile.

"As eleições do ano passado (vencidas por Morales) e deste ano, para a Constituinte, deram origem a uma esperança compreensível entre os cidadãos, especialmente os que sofreram exclusão social no passado", comentou Goldberg em declaração feita a jornalistas no aeroporto.

O novo embaixador, que substitui David Greenlee, prometeu fazer todo o possível "para continuar consolidando e fortalecendo a história de boas relações" entre os dois países.

Morales acusou reiteradamente o presidente dos Estados Unidos, George Bush, de conspirar contra o boliviano e até de atentar contra sua vida, enquanto se aliou com os principais adversários latino-americanos de Washington, os presidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Entre outros assuntos, Goldberg terá que enfrentar o anúncio de Morales, que continua sendo líder de sindicatos de cocaleiros, de não reduzir, e até aumentar as áreas de cultivo de folha de coca, base para a produção de cocaína, em contradição com a política antinarcóticos dos EUA.

O Governo nacionalista de esquerda de Morales pede que a comunidade internacional descriminalize a folha de coca, por seus usos medicinais, alimentícios e cerimoniais entre os povos nativos da Bolívia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host