UOL Notícias Notícias
 

30/09/2006 - 07h51

Iraquiano que preparava ataque é detido em casa de líder sunita

Bagdá, 30 set (EFE).- Um homem que supostamente preparava um atentado suicida no Iraque foi detido na residência de um destacado político sunita, Adnan al-Dulaimi, afirmou hoje o Exército dos Estados Unidos num comunicado.

Segundo a nota, o detido, cujo nome não foi divulgado, é membro da segurança pessoal de Dulaimi e "pertence ao grupo da Al Qaeda (que opera) no Iraque".

O detido está vinculado a um atentado suicida que estava sendo preparando dentro da "Zona Verde" de Bagdá, onde fica concentrado o poder político na capital iraquiana.

Junto com o segurança de Dulaimi foram detidas outras sete pessoas da mesma célula, algumas das quais planejavam utilizar coletes explosivos em suas missões suicidas.

O comunicado americano diz que a operação na residência de Dulaimi transcorreu "sem incidente algum" e dispensou a entrada de policiais na casa de Dulaimi.

O político sunita dirige a Frente do Consenso Iraquiano, organização que agrupa os principais partidos sunitas, e, desde a queda de Saddam, sempre criticou muito as novas instituições, mas de dentro delas.

Embora seus vínculos com a insurgência nunca tenham sido comprovados, Dulaimi mantém com canais de comunicação com os rebeldes. De fato, costuma atuar como mediador nos casos de seqüestros de ocidentais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    0,32
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h04

    1,73
    63.749,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host