UOL Notícias Notícias
 

05/10/2006 - 08h52

Jornalistas italianos iniciam segunda paralisação de 48 horas

Roma, 5 out (EFE).- Os jornalistas italianos começaram hoje a segunda paralisação de 48 horas nos últimos cinco dias, convocada pela Federação Nacional da Imprensa Italiana para exigir a renovação do convênio coletivo.

Esta nova paralisação começou às 7h (2h em Brasília) e durará até 7h de sábado, dia 7.

A primeira fase da paralisação é apoiada pelos jornalistas dos veículos impressos e inclui as principais agências de notícias, os jornais mais importantes, as páginas digitais dos jornais e os portais de internet.

Os jornais não serão publicados na sexta-feira e nem no sábado, e o "La Repubblica", de Roma, já não estava nas bancas hoje, ao acrescentar um dia à paralisação devido a um protesto contra a "paginação desproporcional" do jornal nos dias antes da greve.

A segunda fase da paralisação, a dos meios audiovisuais, começará às 7h na sexta-feira e durará até 7h de domingo. As emissoras de televisão emitirão noticiários reduzidos, sem imagens.

Além disso, os jornalistas italianos foram convocados a se manifestar hoje pelas ruas de Bolonha (norte) e em frente ao grupo editorial Riffeser.

A manifestação tem como objetivo protestar contra as iniciativas promovidas por esta editora e os diretores dos jornais do grupo "Quotidiano Nazionale", "Il Resto del Carlino", "La Nazione" e "Il Giorno", contra os sindicatos.

A Federação Nacional da Imprensa Italiana assegurou que fará o mesmo perante qualquer outro grupo editorial que tente resistir à paralisação e publique os jornais graças aos contratados interinos e colaboradores.

Os jornalistas italianos protestam contra a falta de acordo para renovar o convênio coletivo e pedem a reabertura das negociações com a Federação Italiana de Empresas Jornalísticas, que reúne os editores dos jornais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host