UOL Notícias Notícias
 

11/10/2006 - 08h58

Manifestantes protestam contra concurso de caricaturas de Maomé

Copenhague, 11 out (EFE).- Cerca de 50 manifestantes lançaram coquetéis molotov na terça-feira à noite contra a embaixada dinamarquesa em Teerã, em um protesto contra o concurso de charges sobre Maomé organizado pela Juventude do Partido Popular Dinamarquês.

O gramado em frente ao prédio da embaixada ficou em chamas devido às bombas caseiras. Segundo declarações do embaixador dinamarquês no Irã, Soeren Haslund, à agência dinamarquesa "Ritzau", a Polícia iraniana agiu com rapidez e evitou que o problema se tornasse maior.

Segundo Haslund, os policiais dispersaram a concentração para impedir que os manifestantes, que disseram que voltariam nesta quarta-feira, pudessem entrar no edifício.

O Ministério de Cultura e Consulta Islâmica condenou um vídeo divulgado na sexta-feira que mostra membros da Juventude do partido de extrema-direita mostrando caricaturas de Maomé. O ministério qualificou a gravação de "um novo ataque contra a santidade do profeta".

As imagens foram divulgadas, primeiramente, pelo jornal "Nyhedsavisen". Em seguida, foi a vez de os canais públicos de televisão "DR" e "TV2" transmitirem o vídeo, no qual são exibidos jovens mostrando as caricaturas de Maomé bebendo cerveja, urinando e como um terrorista bombardeando Copenhague.

O Ministério de Relações Exteriores dinamarquês convocou na segunda-feira os embaixadores de países islâmicos creditados na Dinamarca para desvincular o conteúdo do vídeo da imagem do Governo.

O ministério também quer deixar claro que as imagens não foram gravadas pela televisão pública, e sim feitas em uma festa particular realizada em agosto.

O Conselho de Muçulmanos Dinamarqueses e o grupo artístico Defending Denmark anunciaram hoje que enviarão um comunicado conjunto aos embaixadores islâmicos. Nele, querem deixar claro que o objetivo do vídeo era criticar o partido, e não ridicularizar Maomé.

As imagens foram retiradas do site do Defending Danmark e do jornal "Nyhedsavisen".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host