UOL Notícias Notícias
 

12/10/2006 - 12h04

Governo de Morales consegue evitar greve nacional de motoristas

La Paz, 12 out (EFE).- O Governo boliviano e a Confederação de Motoristas, um dos sindicatos mais fortes do país, com 80 mil afiliados, chegaram a um acordo para suspender a convocação de uma paralisação de 48 horas prevista para começar hoje.

O ministro da Fazenda, Luis Alberto Arce Catacora, e o secretário-executivo da Confederação, José Luis Cardozo, assinaram um acordo para incluir o sindicato na redação de uma lei que permite regularizar 60 mil veículos que entraram contrabandeados no país.

Os motoristas, cujos dirigentes estavam em greve de fome desde segunda-feira, finalmente aceitaram participar da regulamentação da lei, nos próximos 60 dias, já que o Governo se negou a revogá-la.

Cardozo deixou a reunião com o Governo na madrugada e confirmou a convocação de greve, mas os dirigentes da categoria de La Paz e Santa Cruz, as maiores cidades da Bolívia, anteciparam que não acatariam a medida, o que fez com que o líder dos motoristas bolivianos retornasse às negociações.

Enquanto isso, as transportadoras de La Paz suspenderam hoje temporariamente a greve que mantinham desde segunda-feira em protesto contra a decisão da prefeitura de reordenar o trânsito no centro da cidade devido à realização de obras.

Na segunda-feira, as transportadoras bloquearam avenidas e estradas de acesso a La Paz, com veículos, pedras e outros objetos.

Na terça-feira, convocaram manifestações e protagonizaram incidentes violentos.

As greves das transportadoras e dos motoristas ameaçavam a realização de uma manifestação de apoio a Morales, convocada hoje pelo próprio presidente diante dos inúmeros protestos de setores populares durante as últimas semanas.

O Governo programou o ato de adesão a Morales em paralelo ao encerramento do "Primeiro Encontro de Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala (América)", organizado pelo Executivo e direcionado a criticar a colonização espanhola no dia em que este país comemora sua festa nacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host