UOL Notícias Notícias
 

14/10/2006 - 15h00

Reino Unido: Professora muçulmana é suspensa por não tirar o véu

Londres, 14 out (EFE).- Uma professora foi suspensa por se recusar a tirar o niqab (véu que cobre totalmente o rosto das mulheres muçulmanas) em uma escola do norte da Inglaterra, informou hoje a "BBC".

Aishah Azmi, de 24 anos, foi suspensa pela escola Headfield da Igreja da Inglaterra em Dewsbury, onde dá aulas de inglês, e seu caso está agora nas mãos de um tribunal do trabalho.

A Prefeitura de Kirkless - Dewsbury fica sob jurisdição dessa localidade - pediu que a professora tirasse o véu nas aulas, e alegou para isso que esse pedido "não tem a ver com a religião", mas com uma medida prática para o melhor entendimento dos alunos.

No entanto, Azmi disse hoje à "BBC" que os estudantes "nunca reclamaram", e deixou clara sua disposição de tirar o niqab diante das crianças, mas não dos colegas homens que trabalham no centro.

"O véu é realmente importante para todas as mulheres muçulmanas que escolhem usá-lo. Nossa religião nos obriga a usá-lo porque está no Corão", acrescentou a professora.

A escola, que tem 529 alunos de 7 a 11 anos, abriga muitos alunos procedentes de diferentes minorias étnicas, nas quais o inglês não é a primeira língua.

A suspensão da professora foi divulgada depois que, na semana passada, o líder da Câmara dos Comuns e ex-ministro de Exteriores Jack Straw abriu o debate sobre a inconveniência de as muçulmanas usarem o véu publicamente.

Straw gerou polêmica ao convidar as muçulmanas a tirar o niqab se quisessem vê-lo pessoalmente, e afirmou que as comunidades só se integram através de "relações cara a cara" no espaço público.

O próprio primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, apoiou o ex-titular de Exteriores, ao considerar sua opinião "perfeitamente sensata".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h48

    -0,63
    75.524,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host