UOL Notícias Notícias
 

16/10/2006 - 15h33

Casa Branca acompanha de perto situação no Havaí após terremoto

Washington, 16 out (EFE).- O Governo americano acompanha de perto o processo de recuperação do Havaí após o terremoto de domingo e oferecerá ajuda à medida que for solicitada, informou hoje o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

Em sua entrevista coletiva diária, Snow se referiu ao terremoto de 6,6 graus de magnitude na escala Richter, o mais forte em duas décadas na região.

"A Casa Branca está recebendo atualizações permanentes sobre a situação. Felizmente ninguém morreu e os danos são apenas materiais.

O fornecimento elétrico já foi parcialmente restabelecido", disse Snow, que elogiou o trabalho realizado pelos serviços de assistência havaianos.

Os funcionários do Governo começaram hoje a analisar o estado das obras públicas no Havaí após o terremoto. O sismo causou alguns blecautes no arquipélago e vários deslizamentos de terra, mas não houve vítimas.

Dave Curtis, porta-voz da Agência de Defesa Civil do Havaí, disse que um trecho da estrada na Big Island, próximo ao epicentro do terremoto, caiu, mas a maior parte do arquipélago já recuperou a eletricidade.

O responsável para a região da Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA (Fema), Bob Fenton, disse que 170 pontes foram afetadas pelo terremoto. "Se era para ter um terremoto, não poderia ter ocorrido em melhor hora: cedo, quando as pessoas ainda não tinham saído de suas casas", afirmou. "Acho que as pessoas, levando em conta as circunstâncias, ficaram muito tranqüilas", acrescentou.

A governadora do Havaí, Linda Lingle, declarou o estado no domingo zona de desastre. Os havaianos acordaram no começo da manhã com um forte tremor que, segundo a governadora, chegou a derrubar móveis e objetos de suas mesas.

O epicentro foi localizado cerca de 250 quilômetros a sudeste de Honolulu, a capital do estado, situada na ilha de Oahu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host