UOL Notícias Notícias
 

17/10/2006 - 16h24

EUA aprovam um novo remédio contra o diabetes do tipo 2

Washington, 17 out (EFE).- A Administração de Fármacos e Alimentos (FDA, em inglês) dos EUA aprovou hoje a comercialização do "Januvia", um novo remédio que ajudará os doentes de diabetes do tipo 2, anunciou hoje o órgão.

"Januvia" (sitagliptin), que é fabricada pelo laboratório americano Merck, contribui para reduzir os níveis de glicose no sangue, segundo um comunicado distribuído hoje pela FDA.

Atua de forma similar a outras pílulas já disponíveis no mercado contra o diabetes, mas tem menos efeitos secundários como o aumento de peso.

Os testes com o "Januvia" foram feitos em 2.719 pacientes e demonstraram que ajudou a controlar a glicose quando utilizado como único remédio.

O "Januvia" prolonga a atividade das proteínas responsáveis pela emissão de insulina depois que a glicose sobe, como acontece após as refeições.

"Para milhões de americanos com diabetes do tipo 2, que continuam tendo um controle inadequado de sua glicose, a aprovação do 'Januvia' marca um grande avanço na luta contra a doença" assegurou Steven Galson, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa de Remédios da FDA.

Só nos EUA o diabetes tipo 2 afeta cerca de 18 milhões de pessoas e é a causa de cerca de 200.000 mortes ao ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host