UOL Notícias Notícias
 

20/10/2006 - 14h25

EUA acusam jovem de 20 anos de fazer ameaça de brincadeira

Washington, 20 out (EFE).- Um jovem de 20 anos foi detido como suspeito de ter feito de brincadeira a ameaça de colocação de "bombas sujas" em estádios de futebol na quarta-feira.

Em comunicado divulgado hoje, o escritório da Promotoria do Estado na cidade de Newark (Nova Jersey) disse que formulou acusações contra Jake J. Brahm, natural de Wauwatosa (Wisconsin) e funcionário de uma lanchonete.

O FBI (polícia federal americana) disse que o homem não tem relações com grupos terroristas e que a investigação continua aberta.

Um dos oito estádios onde supostamente explodiriam as "bombas sujas" neste fim de semana seria o da equipe dos Giants em East Rutherford, em Nova Jersey.

Os outros são os de Nova York, Miami, Atlanta, Seattle, Houston, Oakland e Cleveland, onde haverá jogos neste fim de semana.

As chamadas "bombas sujas" são artefatos explosivos convencionais acoplados a substâncias radioativas ou biológicas que, ao serem detonadas, podem propagar radioatividade ou microorganismos tóxicos.

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA garantiu a segurança de todos aqueles que forem assistir às partidas neste fim de semana.

A advertência aconteceu depois que foi detectado num site um diálogo que dizia: "Novo atentado contra os EUA, tenha medo".

A mensagem acrescentava que as bombas, que suspostamente tinham sido introduzidas clandestinamente nos Estados Unidos, estariam em caminhões e seriam utilizadas neste fim de semana.

O alerta terrorista dos EUA continua em amarelo, o que significa um elevado risco de ataque, enquanto o estabelecido nos aeroportos continua em laranja, o nível seguinte.

O nível laranja foi estabelecido depois que um suposto plano terrorista foi frustrado em agosto no Reino Unido. O plano previa a explosão de aviões comerciais em pleno vôo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host