UOL Notícias Notícias
 

27/10/2006 - 23h48

Conflito em Oaxaca deixa pelo menos um morto e quatro feridos

(acrescenta morte de cinegrafista americano) Oaxaca (México), 27 out (EFE).- O cinegrafista americano Brad Wheyler morreu hoje e várias pessoas foram feridas na cidade mexicana de Oaxaca, durante a troca de tiros entre desconhecidos e manifestantes que exigem a renúncia do governador Ulises Ruiz.

A morte de Wheyler foi confirmada esta noite à Efe pelo comandante da Cruz Vermelha de Oaxaca, Javier Pérez. Ele disse que o cinegrafista "chegou morto" às instalações.

Outra morte, ainda não confirmada oficialmente, foi denunciada pela "Rádio Universidade", controlada pelos manifestantes. Uma mulher, quem não se identificou, telefonou para informar à emissora que seu marido, o professor Emilio Alfonso Fabián, foi assassinado com três tiros, perto da Casa do Governo de Oaxaca.

Um fotógrafo disse à Efe que viu o corpo de um homem no local, mas nenhuma fonte oficial confirmou a morte.

Em Oaxaca reina a confusão. Os tiroteios continuam, enquanto carros são incendiados nas ruas. Em alguns setores a energia elétrica foi cortada.

Florentino López, porta-voz da Assembléia Popular do Povo de Oaxaca (APPO), que exige a renúncia do governador, afirmou que os atacantes foram supostos policiais à paisana.

Entre os feridos está Osvaldo Ramírez, fotógrafo de um jornal mexicano. Ele levou um tiro no pé.

Os militantes e simpatizantes da APPO reforçaram suas barricadas durante o dia, bloquearam estradas e obrigaram a fechar algumas lojas de departamentos.

Flavio Sosa, líder da APPO, afirmou que "a agressão vem do Governo".

O conflito em Oaxaca teve início em 22 de maio, com uma greve de professores que reivindicavam aumentos salariais, e se complicou com o fracasso da tentativa policial de desmobilizar os manifestantes, em 14 de junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,20
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h51

    -0,54
    63.741,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host