UOL Notícias Notícias
 

07/11/2006 - 15h29

Belgas usam câmera de celular para denunciar infrações da Polícia

Bruxelas, 7 nov (EFE).- Aproveitar a câmera do telefone celular para denunciar os policiais que descumprem a lei, como, por exemplo, estacionar a viatura na calçada, é um costume que está virando moda entre os cidadãos na Bélgica, publicou hoje a imprensa deste país.

Entre as imagens captadas por cidadãos e denunciadas por e-mail aos serviços internos da Polícia na Bélgica se vê uma moto estacionada sobre a passagem de pedestres enquanto o agente multa carros e uma caminhonete policial cheia de engradados de cerveja de origem e destino incertos.

Os denunciantes consideram que "lei é lei e, portanto, deve ser aplicada a todos", publicou hoje o jornal "La Dernière Heure".

Segundo um porta-voz policial bruxelense explicou, "as pessoas tiram as fotos ou com um telefone celular ou com uma câmera tradicional, e depois nos enviam por e-mail".

Embora antes essas imagens simplesmente circulassem pela internet como testemunho de coisas engraçadas, agora é cada vez mais freqüente que acompanhem uma denúncia cidadã por e-mail, na qual, por exemplo, também é comum ver veículos policiais estacionados em lugares reservados a deficientes físicos.

"Em 75% dos casos, o estacionamento era absolutamente justificado por um serviço da polícia", afirma a fonte policial.

Além da câmera, os belgas estão começando a descobrir a utilidade da função de gravação de voz que os telefones celulares mais modernos oferecem, algo que, apesar de "não ser uma infração", raramente é empregado como prova contra um agente.

Quando acontece uma destas denúncias "os agentes declaram. E os que não podem justificar a infração são punidos" de forma disciplinar, explicou um responsável da Polícia.

Segundo um agente, "é cada vez mais freqüente jovens usarem seus celulares ao realizarmos controles de identidade na rua".

No departamento de Assuntos Internos se considera que "se a Polícia quer continuar sendo merecedora de credibilidade, é importante que os policiais continuem tendo um comportamento irrepreensível", independente do uso do celular como vigia dos agentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host