UOL Notícias Notícias
 

08/11/2006 - 10h08

Hamas ameaça atacar interesses dos EUA no Oriente Médio

Gaza, 8 nov (EFE).- O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) ameaçou hoje atacar interesses dos Estados Unidos no Oriente Médio.

Este chamado aparece em comunicado emitido pelo braço armado do Hamas, as Brigadas de Ezzedine al-Qassam, depois da morte de 19 palestinos no norte da Faixa de Gaza, em sua maioria civis, por disparos de carros de combate do Exército israelense.

"A América dá cobertura política e logística aos crimes cometidos pela ocupação sionista (Israel) e deve ser culpada pelos massacres de Beit Hanun", afirma o grupo armado em comunicado.

O documento também exorta o mundo árabe e muçulmano a "ensinar ao inimigo americano uma lição impiedosa que nunca esquecerá".

No passado, o grupo islâmico, que agora lidera o Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), limitou sua luta contra a ocupação israelense ao território de Israel, Cisjordânia e Gaza.

As Brigadas de Ezzedine al-Qassam também juraram vingar as mortes de Beit Hanun com a retomada de ataques suicidas contra alvos israelenses e seqüestros de soldados.

Meios de comunicação palestinos disseram que o cônsul-geral dos EUA em Jerusalém, Jake Walles, cancelou uma visita à cidade cisjordaniana de Ramala, onde participaria de uma feira tecnológica palestina.

Segundo a imprensa local, a razão do cancelamento se deve à delicada situação nos territórios palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h50

    0,35
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h51

    0,49
    74.809,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host