UOL Notícias Notícias
 

09/11/2006 - 13h28

Moussa espera política "imparcial" dos EUA após vitória democrata

Cairo, 9 nov (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, expressou hoje sua esperança de que os Estados Unidos adotem uma "política imparcial" no conflito árabe-israelense após a vitória democrata nas eleições legislativas americanas.

O chefe da organização pan-árabe fez esta declaração em entrevista coletiva após presidir uma reunião dos delegados da Liga Árabe que discutiu a deteriorada situação na Faixa de Gaza.

"Esperamos que os EUA adotem uma política imparcial que ajude a instaurar uma paz justa e global para pôr fim à disputa árabe-israelense no Oriente Médio", ressaltou Moussa, em alusão ao respaldo de Washington a Israel.

Segundo Moussa, "o apoio a uma das duas partes não conduzirá à tranqüilidade da região (do Oriente Médio)".

Na reunião de hoje, o principal responsável da organização pan-árabe convocou um encontro de caráter urgente para domingo em que se discutirá a situação de Gaza após os bombardeios israelenses dos últimos dias que deixaram dezenas de mortos e feridos.

O representante egípcio na Liga, embaixador Hani Khalaf, afirmou que os ministros de Exteriores árabes farão a reunião na sede da Liga Árabe, no Cairo.

O diplomata egípcio ressaltou que o anúncio da formação de um Governo palestino de união nacional ainda não foi feito por causa dos últimos bombardeios israelenses contra Beit Hanoun.

Khalaf assegurou que a Autoridade Nacional Palestina pode fazer o anúncio a qualquer momento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,10
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h09

    1,47
    62.578,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host