UOL Notícias Notícias
 

14/11/2006 - 13h18

Erdogan: Aliança de Civilizações é projeto de paz do século XXI

Ancara, 14 nov (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que a Aliança de Civilizações "é o projeto do século XXI" e espera que seja criada uma aliança global que traga a paz.

Em discurso no grupo parlamentar do governante Partido para a Justiça e o Desenvolvimento, Erdogan disse que a reunião de segunda-feira em Istambul do Grupo de Alto Nível da Aliança de Civilizações, que contou com a presença do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, foi "um importante passo para a humanidade e uma grande contribuição à paz mundial".

Segundo Erdogan, o projeto, que é co-presidido por ele e pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, é "uma resposta global em nome da humanidade à ameaça global a nosso futuro: é a resposta a uma violência que se estende como uma epidemia".

O primeiro-ministro turco acrescentou que a eventual entrada do país na UE "também constituiria uma clara mensagem em favor da paz".

A maior parte dos jornais turcos dá hoje ampla cobertura às sessões da Aliança de Civilizações e todos ressaltam que a política, e não a religião, está na origem do projeto.

A manchete do jornal "Sabah" de hoje é a seguinte: "Somos pecadores se nos limitamos a olhar". A publicação ressalta as palavras de Zapatero de que "o inimigo comum de todos nós é a opressão, a violência e a fome".

No entanto, uma caricatura do mesmo jornal mostra um Erdogan que não concorda com o projeto: enquanto Annan e Zapatero brindam com vinho, Erdogan (muçulmano praticante) joga às escondidas a bebida em um vaso sanitário.

Os demais jornais ressaltam também outras palavras de Zapatero, em particular as dedicadas a apoiar a entrada da Turquia na UE e as que defendem uma rápida solução ao conflito palestino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host