UOL Notícias Notícias
 

16/11/2006 - 01h12

Instituto de Imprensa peruano denuncia censura judicial a jornal

Lima, 15 nov (EFE).- O Instituto de Imprensa e Sociedade (IPYS, em espanhol) do Peru alertou hoje que o jornal "Expreso" sofreu uma censura judicial, sendo proibido por uma juíza de publicar informações relacionadas com o ex-chanceler Diego García Sayán.

Segundo o IPYS, a decisão da juíza penal Mercedes Gómez "atenta contra a liberdade de expressão" e o artigo 2 da Constituição peruana, que afirma que "toda pessoa tem direito à liberdade de informação sem prévia autorização nem censura nem impedimento algum, sob a responsabilidade da lei".

O jornal "Expreso", de Lima, publicou em sua primeira página desta quarta-feira a manchete "Mordaça" e um grande espaço em branco. O protesto se repetiu no editorial. O diretor do jornal, Luis García Miró, afirmou que a coluna estava "censurada por ordem judicial".

García Sayán foi chanceler peruano durante o regime de Alejandro Toledo (2001-2006) e, anteriormente, ministro da Justiça do Governo de Transição de Valentín Paniagua (2000-2001).

O ex-ministro disse à Efe que está processando por injúria e difamação o diretor do "Expreso", que acusa de uma campanha sistemática de difamação desde 2001. O jornal acusa o ex-ministro de libertar membros do grupo terrorista Sendero Luminoso.

Sayán garante que é vítima de uma campanha, "por trás da qual está um ex-ministro de Fujimori condenado por corrupção".

"Alguém tem que atuar contra os corruptos. Eles agora querem posar de vítimas", denunciou.

O presidente do IPYS, Gustavo Gorriti, disse à Efe que o alerta de seu organismo "pede que as autoridades peruanas rejeitem a medida em instâncias superiores".

"Neste caso houve um evidente excesso judicial que afeta a liberdade de expressão e é um excesso indefensível", explicou.

O diretor do "Expreso" afirmou hoje que vai à Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em San José (Costa Rica), para pedir a revogação da medida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    0,32
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h09

    1,80
    63.793,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host