UOL Notícias Notícias
 

05/12/2006 - 21h34

Cientistas querem utilizar células-tronco em pacientes com apoplexia

Londres, 5 dez (EFE).- Cientistas do Reino Unido pretendem transplantar células-tronco obtidas de tecido fetal humano no cérebro de pacientes que tenham sofrido uma apoplexia, revelou hoje a cadeia britânica "BBC".

A empresa de biotecnologia ReNeuron se dirigiu à Direção de Alimentos e Remédios (FDA, em sua sigla em inglês) dos EUA para que lhe autorize a testar o método em doze pessoas que tenham tido a doença.

Os cientistas asseguraram à "BBC" que obtiveram resultados convincentes em laboratório que indicam que as células-tronco poderiam, potencialmente, regenerar as células cerebrais danificadas por uma apoplexia.

A equipe explicou que extraiu com sucesso células de uma área cerebral em desenvolvimento de um feto abortado de doze semanas.

Essas células começaram a especializar-se em células cerebrais e têm a capacidade de gerar rapidamente tecido cerebral, segundo os especialistas.

O diretor da pesquisa, doutor Eric Miljan, indicou que, quando foram injetadas células-tronco fetais nos cérebros de ratos nas quais tinha sido induzida uma apoplexia, eles recuperaram seus movimentos.

Os experimentos demonstraram que o fluxo sangüíneo e a atividade cerebral na área danificada foram recuperados.

A companhia vai apresentar os resultados de sua pesquisa à FDA e, se forem autorizadas os testes em pacientes, eles poderiam começar já no próximo ano.

Segundo a cadeia britânica, um dos pontos do processo que as autoridades reguladoras poderiam querer analisar em especial é a modificação genética das células fetais cerebrais com a incorporação de um gene denominado c-myc, associado à divisão celular.

Quando há anormalidades com as células, o gene pode participar da duplicação incontrolável das células e desenvolver câncer.

A ReNeuron assegura que seus pesquisadores conseguiram neutralizar esta propriedade com a modificação do gene para fazer com que sua ação seja completamente controlável.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host