UOL Notícias Notícias
 

13/12/2006 - 15h28

Diplomatas participarão de simpósio sobre Holocausto em Jerusalém

Jerusalém, 13 dez (EFE).- Diplomatas de 40 países participarão na quinta-feira, em um simpósio intitulado "Negação do Holocausto: Abrindo caminho ao Genocídio", organizado pelo Museu do Holocausto de Jerusalém "Yad Vashem".

O diretor do centro "Yad Vashem", Avner Shlav, inaugurará o simpósio e o professor David Bankier, presidente do Instituto Internacional de pesquisa do Holocausto, atuará como moderador.

Entre os conferencistas destacam-se o assessor acadêmico de "Yad Vashem" Yehuda Bauer; o presidente do Instituto para a pesquisa de Meios de Comunicação no Oriente Médio, Yigal Carmon, e a sobrevivente do Holocausto Rita Weiss, assim como familiares de outros sobreviventes da perseguição nazista.

O diretor do centro Yad Vashem afirmou que "cada ano, cerca de 20.000 pessoas de países muçulmanos, incluindo Irã, visitam a site do Yad Vashem. Decidimos por isso traduzir o material de nosso site ao árabe e ao persa, incluída a informação do Holocausto".

Comentou que o "Yad Vashem" acompanha com crescente preocupação as contínuas chamadas do Irã à negação do Holocausto, e em particular a "tentativa de pintar sua agenda extremista com uma tintura acadêmica".

Ele se referia à recente conferência realizada em Teerã sobre o Holocausto e na qual participaram numerosas figuras que negam a existência do genocídio de milhões de judeus pelas mãos dos nazistas ou, como o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmam que se trata de um "mito", empregado como pretexto para o posterior estabelecimento do Estado de Israel.

O "Yad Vashem" é a Autoridade que lembra e presta homenagem aos "Heróis e Mártires do Holocausto", com sede em Jerusalém, que foi criada por uma lei aprovada pelo Parlamento israelense (Knesset) em 1953.

A instituição se dedica desde então a lembrar, documentar, investigar e educar sobre o Holocausto - perpetrado pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - e suas conseqüências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host