UOL Notícias Notícias
 

19/12/2006 - 12h38

Guerrilha tâmil liberta jovens seqüestrados na segunda-feira

Colombo, 19 dez (EFE).- O grupo Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) libertou hoje os jovens que seqüestrou na segunda-feira à noite em uma escola do distrito de Ampara (sudeste), informou a organização armada em comunicado.

Na nota, publicada no site "Tamilnet", o coronel Ram, no comando dos guerrilheiros que fizeram o seqüestro, assegura que, ao comprovar que se tratava de menores de idade, "os 23 foram libertados imediatamente e já estão em suas casas".

O incidente aconteceu na área de Thirukkovil, de maioria tâmil, no distrito de Ampara, uma região de predomínio muçulmano.

Os estudantes, dos quais 16 são meninas, estavam se preparando para provas finais no colégio. Segundo o "Tamilnet", homens armados em uma caminhonete "seqüestraram 21 estudantes, seu professor e o diretor do centro".

As Nações Unidas criticaram na semana passada o LTTE de violar os direitos da criança, recrutando menores como combatentes.

Desde a década de 70, o conflito travado entre o Governo do Sri Lanka e os rebeldes do LTTE causou mais de 65 mil mortos, 800 mil deslocados e 90 mil refugiados, a maioria na Índia, segundo dados da Comissão Européia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host