UOL Notícias Notícias
 

20/12/2006 - 13h16

Londres comemora transferência do controle de Najaf às forças iraquianas

Londres, 20 dez (EFE) - O ministro da Defesa britânico, Des Browne, comemorou a transferência do controle da província de Najaf, ao sul de Bagdá, às forças de segurança iraquianas, e qualificou a medida como "outro passo na transição do Iraque".

O Exército dos Estados Unidos transferiu hoje as responsabilidades de segurança da província de Najaf às tropas iraquianas, após ter feito o mesmo nas províncias de Al-Musana e Dhi Kar, no sul do Iraque.

Segundo Browne, a transferência "não só mostra a estratégia das autoridades iraquianas de assumir o controle da segurança progressivamente, mas também tem um grande simbolismo, por Najaf ser uma das cidades santas para o Islã xiita".

"Deveríamos reconhecer o trabalho árduo do Governo e das forças de segurança iraquianas, junto com as forças de coalizão, para conseguir este importante marco", acrescentou Browne.

O Reino Unido tem aproximadamente 7.200 militares no sul do Iraque. A maioria está concentrada na província de Basra, cujo controle Londres quer devolver às forças iraquianas no primeiro semestre de 2007.

Em julho, as tropas britânicas já haviam transferido ao Governo iraquiano a responsabilidade da segurança na província de Muthanna.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host