UOL Notícias Notícias
 

24/12/2006 - 18h11

Autoridades do Egito detêm quatro dirigentes dos Irmãos Muçulmanos

Cairo, 24 dez (EFE).- As autoridades egípcias detiveram hoje a quatro dirigentes do ilegalizado, mas influente, grupo fundamentalista dos Irmãos Muçulmanos nas províncias de Cairo e Giza, disse o "número dois" da organização, Mohammed Habib.

Habib disse que, além disso, foram detidos 20 funcionários de uma companhia de publicidade que pertence a um dos quatro membros do grupo detidos.

Segundo Habib, a Polícia invadiu no começo da manhã os domicílios dos quatro militantes fundamentalistas e os deteve "sem explicar os motivos da captura".

Com estas novas detenções, aumenta para 144 o número de membros e simpatizantes dos Irmãos Muçulmanos que foram capturados nos últimos dias, entre eles o considerado "número três" do grupo, Khairat al-Shater.

Esta nova campanha de detenções contra membros dos Irmãos Muçulmanos acontece um dia depois de alguns estudantes da universidade de Al-Azhar, no leste do Cairo, organizarem uma marcha dentro do campus com uniformes pretos parecidos com os dos milicianos de grupos islâmicos, como o libanês Hisbolá.

"Os serviços de segurança se valeram do desfile como pretexto para deter dirigentes" dos Irmãos Muçulmanos disse Habib, que em outras ocasiões tinha condenado esse tipo de manifestação.

Os Irmãos Muçulmanos, organização criada em 1928 e ilegalizada em 1956 pelo então presidente egípcio, Gamal Abdel Nasser, ocupam 88 das 454 cadeiras do Parlamento, o que transforma o grupo na segunda força na Câmara depois do governante Partido Nacional Democrático (PND), do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Os membros dos Irmãos Muçulmanos participaram das eleições como independentes, já que o regime se nega a legalizar o grupo, porque a Constituição não permite a criação de partidos políticos que tenham idéias e bases religiosas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host