UOL Notícias Notícias
 

24/12/2006 - 14h21

Professor que se reuniu com Litvinenko é detido ao chegar à Itália

(Acrescenta novos detalhes e declarações do advogado de Scaramella) Roma, 24 dez (EFE).- O professor italiano Mario Scaramella, que se reuniu com o ex-espião russo Alexander Litvinenko no dia em que este adoeceu e depois morreu envenenado por polônio 210, foi detido hoje ao chegar a Nápoles (oeste da Itália) em um avião procedente de Londres, informou a agência "Ansa".

Scaramella, detido pela Polícia Antiterrorista (Digos), é investigado pela Procuradoria de Roma por tráfico de armas, revelação de informação privilegiada e calúnia agravada, este último delito por ter atribuído a um cidadão russo a organização de atentados na Itália.

A detenção de Scaramella aconteceu no aeroporto napolitano de Capodichino, ao qual chegou procedente de Londres, onde estava internado em um hospital após ter sido encontrado em seu corpo traços de polônio 210. Ele recebeu alta no último dia 6.

Scaramella está em Nápoles e deve ser transferido a uma prisão de Roma, cidade onde a investigação foi aberta, acrescentou a mesma fonte.

A ordem de custódia cautelar foi emitida em meados de dezembro, mas os investigadores, segundo a "Ansa", teriam preferido assegurar-se de que as condições de saúde de Scaramella "fossem satisfatórias".

O advogado de Scaramella, Sergio Masteli, disse ao canal de televisão "Sky TG24", que ainda não sabe qual acusação pesa contra seu cliente, embora suponha que seja por "calúnia agravada e tráfico internacional de armas", delitos investigados pela Procuradoria.

Masteli disse que nem mesmo sabia que Scaramella tinha decidido retornar à Itália para o Natal, como aparentemente também não sabia sua família.

Juiz honorário do Tribunal de Nápoles, Scaramella foi assessor da já encerrada comissão parlamentar Mitrokin, que investigou a suposta rede de colaboradores do KGB russo na Itália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host