UOL Notícias Notícias
 

03/01/2007 - 08h41

Erdogan: Estabilidade no Líbano é crucial para toda a região

Ancara, 3 jan (EFE).- A estabilidade no Líbano é de importância crucial para toda a região do Oriente Médio, disse o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, antes de viajar para Beirute, onde se reunirá hoje com o presidente libanês, Émile Lahoud.

Erdogan visitará as tropas turcas mobilizadas em uma base militar perto da cidade de Tiro sob o comando da Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (Finul).

O chefe de Governo turco também se reunirá com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora; com o porta-voz do Parlamento Nabih Berri, e com o dirigente da maioria parlamentar, o deputado sunita Saad Hariri.

Erdogan advertiu sobre a importância que a paz no Oriente Médio tem para a paz global e ressaltou que seu Executivo fez o possível para apoiar o Governo de Siniora.

O premier ressaltou a importância de que os países vizinhos do Iraque façam esforços para contribuir para a paz em toda a região e prevenir "evoluções perigosas no Líbano".

Ao retornar de uma viagem à Jordânia em novembro, Erdogan já tinha advertido sobre o risco de o Líbano se tornar um "outro Iraque".

A Turquia enviou 700 soldados ao Líbano a fim de ajudar na reconstrução das infra-estruturas danificadas pelos bombardeios israelenses.

A decisão de enviar tropas ao Líbano desencadeou uma polêmica na Turquia, mas Erdogan a defendeu com o argumento de que constituía um dever humanitário ajudar tanto com soldados como com civis com o objetivo de garantir a estabilidade e a paz na região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host