UOL Notícias Notícias
 

05/01/2007 - 14h17

Bush indica vice-almirante Mike McConnell para comandar inteligência

Washington, 5 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, indicou hoje o vice-almirante da reserva Mike McConnell para o posto de diretor nacional de Inteligência, em substituição a John Negroponte, que assumirá o cargo de subsecretário de Estado.

Para se tornarem efetivas, ambas as mudanças terão que ser ratificadas pelo novo Senado, de maioria democrata, numa audiência de confirmação.

"Cada um deles fará um bom trabalho em suas respectivas posições, e é imprescindível que possam assumir rapidamente suas novas responsabilidades", afirmou Bush num breve ato na Casa Branca.

O diretor de Inteligência demissionário tem "uma ampla experiência, bom senso e experiência no Iraque, e a guerra contra o terrorismo" o torna "um candidato soberbo" para o cargo de subsecretário de Estado, acrescentou.

McConnell, por sua vez, tem "experiência, inteligência e caráter para suceder" Negroponte à frente dos serviços de inteligência.

Negroponte, que, se confirmado, será o "número dois" da secretária de Estado Condoleezza Rice, disse que a indicação representa "a oportunidade de toda uma vida" para um diplomata de carreira.

Já McConnell declarou que, como diretor de Inteligência, seu propósito será aumentar a capacidade de resposta, conseguir uma "maior penetração dos objetivos" e fomentar a "coesão" das distintas agências de espionagem.

As mudanças fazem parte de uma ampla reestruturação na equipe de segurança do presidente Bush, dentro da busca de uma nova estratégia para a guerra no Iraque.

A expectativa é que Bush anuncia essa nova estratégia na semana que vem, possivelmente na quarta-feira.

Dentro da reestruturação da equipe de segurança, a mudança diplomática mais importante ocorrerá em Bagdá, onde o embaixador americano, Zalmay Khalilzad, será substituído pelo veterano diplomata Ryan Crocker, atualmente no Paquistão.

Khalilzad será o candidato que o presidente indicará como novo embaixador dos EUA na ONU, em substituição a John Bolton.

No âmbito militar, a rede de televisão "ABC" informou que Bush nomeará o almirante William Fallon para o lugar do general John Abizaid na chefia do Comando Central dos EUA.

A "ABC" disse ainda que o general David Petraeus substituirá o general George Casey no comando das tropas no Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    -0,79
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h31

    1,08
    68.712,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host