UOL Notícias Notícias
 

08/01/2007 - 21h10

Ex-assessor de Nixon e Reagan será conselheiro legal de Bush

Washington, 8 jan (EFE).- Fred Fielding, um conhecido advogado de Washington que já assessorou os ex-presidentes Ronald Reagan e Richard Nixon, será o novo conselheiro legal da Casa Branca em substituição de Harriet Miers, informaram hoje fontes oficiais.

As fontes anteciparam o nome do candidato eleito pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, cuja nomeação como substituto de Miers, que anunciou sua renúncia na quinta-feira, se tornará oficial nas próximas horas.

O novo conselheiro de Bush assumirá a assessoria legal da Casa Branca, em um momento no qual a nova maioria democrata no Congresso dos EUA já adiantou sua intenção de revisar e investigar a fundo a atuação do Governo em assuntos como a Guerra do Iraque.

Fielding, de 67 anos, é um advogado de reconhecido prestígio em Washington, que atualmente é sócio da empresa de consultoria "Wiley, Rein and Fielding".

Fielding já foi assessor do Governo durante a administração de Richard Nixon, na qual trabalhou como "número dois" do então principal assessor da Casa Branca, John Dean, durante o escândalo Watergate.

O advogado também foi conselheiro legal de Ronald Reagan entre 1981 e 1986 e depois fez parte da comissão bipartidária que averiguou os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    1,65
    3,311
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h30

    -2,59
    61.017,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host