UOL Notícias Notícias
 

12/01/2007 - 14h53

Hillary Clinton e outros dois congressistas viajarão ao Iraque

Washington, 12 jan (EFE).- A senadora Hillary Clinton e outros dois congressistas viajarão ao Iraque este fim de semana, coincidindo com o debate aberto no Congresso dos Estados Unidos por causa do plano do presidente, George W. Bush, de enviar mais tropas ao conflito.

Clinton, junto com o senador democrata Evan Bayh e o deputado republicano John McHugh, deve se reunir com dirigentes do Governo iraquiano, responsáveis militares dos EUA e com uma divisão de soldados americanos para conhecer melhor a situação no terreno.

Segundo o porta-voz da senadora Clinton, Philippe Reines, o objetivo fundamental da visita consiste em comprovar até que ponto os responsáveis pelo Governo iraquiano estão dispostos a cumprir seus compromissos para estabilizar o país.

A senadora e ex-primeira-dama acredita que é o momento adequado para avaliar as ações e a atitude dos responsáveis iraquianos diante da nova estratégia do presidente Bush.

Será a terceira visita ao Iraque de Clinton e Bayh, e a sétima de McHugh, que vai ao país árabe com a clara intenção de advertir seus líderes políticos que a paciência de Washington é limitada.

McHugh espera poder se reunir com o primeiro-ministro, Nouri al- Maliki e com outros responsáveis de seu Governo para dizer a eles que devem aproveitar ao máximo o apoio, de tropas e econômico, que está sendo oferecida pelos EUA.

"Para mim, pelo menos, acho que é a última oportunidade que eles têm de assegurar seu próprio futuro", afirmou o legislador republicano.

Uma vez concluída sua visita ao Iraque, os três congressistas têm prevista uma viagem ao Afeganistão para comprovar no terreno a situação política e militar do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host