UOL Notícias Notícias
 

18/01/2007 - 14h44

Forças dos EUA reconhecem ter invadido embaixada sudanesa em Bagdá

Bagdá, 18 jan (EFE).- As forças americanas no Iraque reconheceram hoje que entraram na sede da embaixada sudanesa em Bagdá, que não está em atividades, em 13 de fevereiro, em busca de insurgentes.

Segundo um comunicado emitido pelas forças da coalizão, a invasão no edifício aconteceu "como parte de uma operação na zona com o objetivo de privar os insurgentes de abrigos seguros para lançar ataques contra os cidadãos e as forças de segurança iraquianas".

A nota acrescenta que os soldados entraram no edifício da missão diplomática sudanesa após pedir permissão aos guardas da embaixada.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores sudanês chamou para consultas o embaixador iraquiano e o encarregado de negócios americano em Cartum para protestar e pedir explicações sobre a invasão à embaixada sudanesa em Bagdá.

O comunicado também afirma que, após entrar no local, os soldados descobriram que as duas portas de acesso estavam fechadas e os vigias não tinham as chaves.

Então, após consultar os guardas, os militares forçaram as fechaduras.

Além disso, as forças da coalizão afirmam que não havia nenhum membro do pessoal da embaixada no momento da invasão e que não levaram nenhum tipo de material do edifício. O comunicado também diz que o incidente está sendo investigado.

Na quarta-feira, o responsável do Ministério de Exteriores sudanês, Mahjoub al-Basha, condenou esta ação e disse que esse ato contradiz as leis, as normas diplomáticas e a imunidade oferecida às representações diplomáticas.

A embaixada sudanesa em Bagdá está fechada desde o ano passado, depois que vários funcionários foram seqüestrados.

Desde então, a delegação diplomática realiza seus trabalhos a partir da capital jordaniana, enquanto, em sua sede de Bagdá, permanecem 25 guardas, 5 sudaneses e pessoal iraquiano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host