UOL Notícias Notícias
 

05/02/2007 - 22h05

Ban recomenda ampliação de missão da ONU no Timor Leste

Nações Unidas, 5 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendou a ampliação por mais um ano da missão da organização no Timor Leste (Unmit) e o reforços das forças de segurança com vistas às próximas eleições.

Num relatório apresentado ao Conselho de Segurança e divulgado hoje, Ban reconhece que a situação no país melhorou, mas que a segurança continua sendo volátil, especialmente em algumas partes da capital, Díli.

Segundo o secretário-geral, a ampliação da Unmit "enviaria uma mensagem do compromisso do Conselho de Segurança em ajudar o Timor Leste".

Composta por cerca de 1.000 agentes policiais e 37 observadores militares, o mandato da Unmit termina no dia 25 de fevereiro.

Ban ponderou que, neste momento, o apoio internacional é necessário para que o jovem país, que declarou independência em 2002, recupere a estabilidade e o desenvolvimento em meio a um clima de democracia.

A Procuradoria-Geral do Estado do Timor Leste arquivou hoje, por falta de provas, a investigação criminosa sobre a suposta responsabilidade do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri na onda de violência de abril e maio passados, que deslocou mais 150.000 pessoas e causou 30 mortes, além de sua renúncia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host