UOL Notícias Notícias
 

12/02/2007 - 13h38

Começa julgamento de catástrofe ambiental causada pelo petroleiro "Erika"

Paris, 12 fev (EFE) - O Tribunal Correcional de Paris deu início hoje ao julgamento de várias empresas e pessoas físicas envolvidas com o naufrágio do petroleiro "Erika", em 1999, que despejou 19 mil toneladas de combustível derivado do petróleo nas águas do Atlântico e em uma extensão de 400 quilômetros do litoral francês.

Mais de 70 associações e instituições constituem a parte civil do processo. Os indiciados deverão responder às acusações de "poluição marinha", de "colocar em risco a vida alheia" e "omissão no combate ao acidente".

É o primeiro julgamento de uma catástrofe ambiental de grande porte realizado na França, o que justifica a expectativa com a abertura do processo hoje.

A companhia petrolífera francesa Total é um dos réus da ação judicial, pois a empresa havia alugado o navio e era a dona da carga. O capitão Karun Mathur, que mora na Índia e não deve comparecer ao julgamento, também foi acusado, e pesa sobre ele uma ordem de detenção.

Além deles, também foram indiciados três oficiais da Marinha francesa, que são culpados de não terem avaliado corretamente a amplitude do desastre; o proprietário do navio, o italiano Giuseppe Savarese; e a Registro Italiano Navale, instituição que verifica a boa condição dos navios.

O julgamento deve durar quatro meses, o que pode conferir ao caso uma vertente política, já que no meio do ano serão realizadas as eleições presidenciais e as questões ambientais possuem uma importância especial.

Além das indenizações que possam ser estabelecidas pelo tribunal, as associações ambientalistas querem que o processo sirva para analisar as regras em vigor e as decisões que são adotadas quando ocorre um acidente com reflexos ambientais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host