UOL Notícias Notícias
 

15/02/2007 - 16h59

Fidel Castro terá "recuperação total", afirmou seu filho

Havana, 15 fev (EFE).- Fidel Castro continua em um processo de recuperação sustentado e gradual, segundo afirmou seu filho mais velho, Fidel Castro Díaz-Balart.

"Aqui se disse oficialmente, por meio do companheiro Raúl Castro e de outros dirigentes, que seu estado de saúde está progredindo de maneira satisfatória e sustentada, e essa é a percepção que eu também tenho", disse hoje o filho mais velho de Castro, em declarações a um grupo de jornalistas estrangeiros, durante a Feira Internacional do Livro de Havana.

"Achamos que, pouco a pouco, o companheiro Fidel terá uma recuperação total, à qual aspiram o povo cubano e os revolucionários do mundo", acrescentou.

Castro Díaz-Balart evitou pronunciar-se sobre o possível retorno de seu pai ao poder, e respondeu com um lacônico "não" às perguntas sobre se há prazo para o retorno do líder da revolução a suas funções.

Em um fato sem precedentes na história de Cuba, Fidel Castro, de 80 anos, delegou provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, em 31 de julho, após submeter-se a uma complexa operação cirúrgica por uma hemorragia intestinal.

Desde então, as autoridades cubanas mantiveram um silêncio absoluto sobre sua evolução, e supriram a falta de relatórios médicos oficiais com mensagens otimistas sobre sua suposta recuperação.

A última imagem de Fidel Castro foi divulgada em 30 de janeiro pela televisão local, que exibiu um breve vídeo, no qual se mostrava o líder cubano com um aspecto melhor do que em ocasiões anteriores, recebendo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, seu principal parceiro e aliado político.

Fidel Castro Díaz-Balart participou hoje de um encontro sobre Ciência e Sociedade, na Feira Internacional do Livro de Havana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host