UOL Notícias Notícias
 

26/02/2007 - 17h31

Grupo cubano apresenta denúncia contra Fidel Castro e Osmani Cienfuegos

Madri, 26 fev (EFE).- O grupo de opositores cubanos Comitê de Ajuda à Dissidência 2506 apresentou hoje uma queixa criminal à Audiência Nacional de Madri contra o líder cubano Fidel Castro, e o ex-ministro de Turismo Osmani Cienfuegos, "por crimes de genocídio, tortura e lesa-humanidade".

O grupo informou hoje que a denúncia é por crimes "cometidos contra o povo cubano em geral, e contra os denunciantes em particular, que assistiram ao assassinato de nove de seus companheiros em um caminhão fechado".

A denúncia se refere à morte de 9 prisioneiros, em 1961, após a tentativa de invasão da Baía dos Porcos. Eles morreram asfixiados, depois de serem aprisionados, quando eram transportados em um furgão completamente fechado.

"Os autores da denúncia são sobreviventes daqueles dramáticos fatos, e sua consciência os obriga a reparar a memória de seus companheiros assassinados", afirmou o grupo em comunicado.

Fontes da Audiência Nacional confirmaram que a denúncia foi apresentada hoje, e está no registro do tribunal.

O juiz Ismael Moreno rejeitou, em novembro de 2005, uma denúncia apresentada pela Fundação para os Direitos Humanos em Cuba contra Fidel por genocídio, crimes contra a humanidade, torturas e terrorismo, por considerar que não tem competência para investigar um chefe de Estado.

Segundo informaram então fontes jurídicas, Moreno considerou que os fatos denunciados não constituíam delitos de genocídio ou terrorismo, argumento que já utilizou ao rejeitar, em 1998, outra denúncia apresentada pela mesma Fundação contra o chefe de Estado cubano, pelas mesmas acusações.

O Comitê de Ajuda à Dissidência 2506 também considera a nomeação do novo ministro de Justiça espanhol, Mariano Gómez Bermejo, "defensor dos valores da democracia e dos direitos humanos", um elemento que torna este momento propício para fazer a denúncia.

A denúncia é a primeira apresentada depois que Castro cedeu o poder a seu irmão Raúl Castro, por razões de saúde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host