UOL Notícias Notícias
 

06/03/2007 - 06h17

Isaf e Exército afegão iniciam operação conjunta com 5.500 homens

Cabul, 6 mar (EFE).- A Força para a Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) e o Exército afegão começaram hoje uma operação em grande escala na província de Helmand, no sul do Afeganistão, a fim de "melhorar a segurança" e combater os talibãs e os narcotraficantes. informou um comunicado oficial.

A Operação Aquiles terá a participação de até 4.500 militares da Otan e cerca de mil soldados das Forças Armadas do Afeganistão. Será "a maior operação conjunta lançada até o momento" no país, segundo a nota.

A iniciativa pretende "melhorar a segurança nas áreas onde extremistas talibãs, narcotraficantes e outros elementos tentam desestabilizar o Governo do Afeganistão", acrescenta o documento.

A Operação Aquiles, de duração "indeterminada", pretende além disso "dar poder aos anciãos das aldeias para que assumam a responsabilidade pelas suas comunidades, como têm feito em outras partes do sul do Afeganistão sem a influência de extremistas talibãs", disse o general Ton van Loon, do Comando Regional do Sul.

A província de Helmand é uma das mais atingidas pela violência no Afeganistão. Neste ano morreram cerca de 450 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h29

    0,48
    3,282
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h36

    1,22
    63.426,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host