UOL Notícias Notícias
 

06/03/2007 - 16h24

ONU acredita que mudança climática será pior do que a anunciada

Brasília, 6 mar (EFE).- Um novo relatório, que será publicado em maio, diz que os efeitos da mudança climática serão ainda mais graves do que as Nações Unidas tinham previsto, segundo antecipou hoje um alto funcionário do órgão.

O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, assegurou em declarações à Efe em Brasília que "as conseqüências da mudança climática são mais sérias do que achávamos até agora".

Steiner explicou que a impressão ficará refletida nas conclusões de um novo relatório da ONU que analisará a questão-chave da mudança climática.

Diante das novas provas dos efeitos da mudança climática, "a reação terá que ser muito mais significativa", afirmou Steiner.

"Temos que construir um consenso para dar uma resposta multilateral às mudanças causadas pelo efeito estufa", afirmou o diretor do Pnuma durante uma conferência sobre "Os desafios do desenvolvimento sustentável e as respostas do sistema multilateral", realizada hoje em Brasília.

A ONU publicou em fevereiro um relatório que detalhava os efeitos catastróficos que a mudança climática ocasionará a curto prazo, entre os quais se destaca o desaparecimento das neves perpétuas do monte Kilimanjaro em menos de quinze anos ou a elevação da temperatura da Terra em até cinco graus para o ano 2100.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host