UOL Notícias Notícias
 

08/03/2007 - 08h06

Chirac anunciará no domingo suas intenções para as eleições presidenciais

Paris, 8 mar (EFE).- O presidente francês, Jacques Chirac, anunciará no domingo pela televisão suas intenções para as eleições presidenciais de abril-maio.

Chirac "se dirigirá aos franceses" neste domingo às 20h (16h de Brasília), anunciou hoje o Palácio do Eliseu.

O presidente, de 74 anos e quase 12 no Palácio do Eliseu, tinha prometido que anunciaria suas intenções "durante o primeiro trimestre" deste ano.

O primeiro turno das presidenciais ocorrerá em 22 de abril e o segundo, em 6 de maio.

As pesquisas mostram que uma arrasadora maioria dos franceses não deseja que Chirac concorra a um terceiro mandato.

Seus principais seguidores, como Alain Juppé, já expressaram seu apoio ao candidato da conservadora e governante União por um Movimento Popular (UMP), Nicolas Sarkozy.

Até o momento, entre os mais próximos a Chirac, apenas o primeiro-ministro Dominique de Villepin e o novo presidente do Conselho Constitucional e ex-líder da Câmara dos Deputados Jean-Louis Debré, se abstiveram de dar apoio a Sarkozy, à espera de o chefe de Estado esclarecer suas intenções.

A grande incógnita é se Chirac anunciará neste domingo que apóia Sarkozy na corrida por sua sucessão ou se o fará mais adiante.

Chirac, que em recente entrevista televisionada tinha indicado que "há vida depois da política", na qual está há mais de quatro décadas, afirmou repetidamente que se envolveria na campanha presidencial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host