UOL Notícias Notícias
 

13/03/2007 - 05h03

ElBaradei chega à Coréia do Norte para discutir desnuclearização

Seul, 13 mar (EFE).- O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, chegou hoje a Pyongyang para discutir com as autoridades norte-coreanas seu compromisso de abandonar o programa nuclear, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

ElBaradei, o primeiro chefe da AIEA a visitar a Coréia do Norte nos últimos 15 anos, disse ao chegar à capital norte-coreana que pretende obter "um resultado positivo" da visita.

Além disso, ele se mostrou otimista a respeito das relações entre a AIEA e a Coréia do Norte.

ElBaradei vai tentar lançar as bases para pôr em prática o compromisso norte-coreano de fechar seu reator nuclear de Yongbyon, assinado dia 13 de fevereiro em Pequim, e garantir além disso o retorno dos inspetores internacionais.

Esta é a primeira visita de um dirigente da AIEA à Coréia do Norte desde que o regime expulsou os inspetores internacionais e decidiu retomar seu programa atômico, há quatro anos.

A Coréia do Norte se comprometeu a permitir as inspeções da AIEA em suas instalações nucleares.

Antes de embarcar em Pequim rumo a Pyongyang, ElBaradei ressaltou que a reunião terá como maior objetivo normalizar as relações entre a Coréia do Norte e a AIEA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host