UOL Notícias Notícias
 

19/03/2007 - 17h16

Ministro iraniano diz que país aumentará sua capacidade defensiva

Teerã, 19 mar (EFE).- O ministro da Defesa iraniano, coronel Mustafa Nayar, afirmou hoje que seu país vai se esforçar para aumentar sua capacidade defensiva já para o ano novo persa (1386), que começa no dia 21 de março.

Nayar, em discurso durante uma reunião com responsáveis de seu departamento em Teerã, considerou que "com as conquistas do Irã no campo da defesa, seja aérea, terrestre ou marítima, ninguém se atreverá a violar nossas fronteiras".

"Essas conquistas permitiram ao Irã alcançar um nível de auto-suficiência que deixou sem valor as sanções (americanas) impostas à República Islâmica", acrescentou o ministro iraniano, segundo a agência de notícias "Irna".

A declaração foi feita poucos dias após o Conselho de Segurança da ONU receber uma minuta de resolução com sanções contra o Irã, apresentada pelos "cinco grandes" mais a Alemanha, por causa da recusa de Teerã a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.

"Com as sanções (impostas no passado) contra o Irã, os especialistas iranianos aumentaram seus esforços para a produção de armas de fabricação nacional e outros produtos defensivos", acrescentou.

Durante o atual ano persa, as Forças Armadas iranianas realizaram mais de 12 manobras militares em diferentes partes do país, assim como no Golfo Pérsico, durante as quais foram testadas "com sucesso" diferentes tipos de armas, incluindo mísseis, de fabricação nacional.

Nayar fez a declaração enquanto continua viva a tensão entre Irã e EUA devido às atividades atômicas iranianas, especialmente o enriquecimento de urânio.

Os americanos anunciaram hoje que concederam ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o visto que pediu para defender a postura de seu país na disputa nuclear durante a próxima reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o assunto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host