UOL Notícias Notícias
 

24/03/2007 - 11h16

Ségolène Royal muda lema da campanha para Presidência francesa

Paris, 24 mar (EFE).- A candidata socialista à Presidência francesa, Ségolène Royal, optou por mudar seu lema de campanha nas últimas quatro semanas antes do primeiro turno das eleições, para unir os termos "França" e "presidente".

"A França presidente" é o novo slogan de Royal, que, anteriormente, já tinha utilizado outros dois diferentes.

O lema aparecerá nos novos cartazes, que serão em preto e branco, segundo seus colaboradores, joga com a idéia de que Royal pode ser chefe de Estado, ao mesmo tempo em que atribui à França o papel de dona de seu próprio destino.

A alusão à França no slogan combina com a posição que Royal expressou ontem durante um comício, quando pediu aos cidadãos que, em cada lar do país, haja uma bandeira francesa e que todos conheçam "A Marselhesa", o hino nacional.

Os comentaristas políticos afirmam que os candidatos cederam à pressão "nacionalista", com uma forte defesa dos símbolos do país, de sua identidade e de seus valores tradicionais.

A pesquisa mais recente, publicada hoje pelo jornal "Le Figaro", mostra, ainda, o conservador Nicolas Sarkozy na primeira posição, com 28% das intenções de voto, na frente de Royal (26,5%), do moderado François Bayrou (21,5%) e do político de extrema direita Jean-Marie Le Pen (11%).

Em um eventual segundo turno, Sarkozy ganharia de Royal por 52% contra 48% dos votos, segundo a pesquisa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host