UOL Notícias Notícias
 

26/03/2007 - 12h09

Irã: continua interrogatório de militares sobre violação águas territoriais

Teerã, 26 mar (EFE).- O vice-ministro de Exteriores iraniano, Mehdi Mostafavi, disse hoje à televisão local que os militares britânicos ainda estão sendo interrogados e que "deverão responder" sobre a violação das águas territoriais de seu país.

"Os militares britânicos estão sendo interrogados atualmente e devem esclarecer se entraram voluntariamente ou por engano nas águas territoriais iranianas. Quando isto se esclarecer, tomaremos uma decisão", disse Mostafavi em referência ao possível processo dos britânicos.

Segundo o vice-ministro, o Irã não tem intenção de trocar os 15 militares britânicos pelos cinco guardiães da Revolução detidos pelas tropas dos Estados Unidos no Iraque no começo do ano e que ainda continuam em poder dos americanos.

Por outra parte, o presidente do Parlamento iraniano, Gholam Ali Haddad Adel, considerou "lógica" a decisão do Governo de Teerã de suspender "parcialmente" sua colaboração com a AIEA.

Segundo Haddad Adel, "fazer uso da ferramenta do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã danifica o prestígio das organizações internacionais e prejudica a paz no mundo".

"Infelizmente, a AIEA se transformou em uma ferramenta nas mãos de algumas grandes potências", disse Haddad Adel, de acordo com a agência oficial "Irna".

O presidente do Parlamento destacou que a aprovação da resolução 1747 "pode significar uma vitória a curto prazo para os EUA, mas a longo prazo não gerará benefício, com toda certeza".

"As organizações internacionais perdem sua validade jurídica com essas atuações", ressaltou, acrescentando que o "Irã mostrou em repetidas ocasiões sua disposição para dialogar e não se desviou das normativas internacionais" em sua atividade nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host