UOL Notícias Notícias
 

30/03/2007 - 09h25

Governo iraquiano cria instituição autônoma no Curdistão

Bagdá, 30 mar (EFE).- O Governo iraquiano crioum conselho autônomo para o Curdistão que terá a missão de "discutir e tomar decisões cruciais" sobre os assuntos das províncias curdas do norte do Iraque, segundo fontes oficiais da região iraquiana.

A criação da instituição chamada Conselho Político de Comando foi anunciada na noite de quinta-feira por Fouad Hussein, porta-voz do Governo autônomo do Curdistão, que compreende as três províncias curdas do norte do Iraque: Dahuk, Arbil e Sulaymaniyah.

"O novo organismo não representa uma alternativa ao Parlamento ou ao Governo (curdos), mas um conselho que debaterá temas relativos ao Curdistão e ao conjunto do território iraquiano", afirmou Hussein em entrevista coletiva.

"A criação do conselho faz parte das medidas destinadas a fortalecer a democracia e as instituições governamentais", acrescentou o porta-voz.

No órgão estarão representados tanto os partidos políticos do Curdistão iraquiano quanto as minorias que vivem na região.

Após a queda do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003, o Curdistão iraquiano tomou uma série de medidas para formalizar a autonomia, entre as quais se inclui a nomeação, há dois anos, de um presidente autônomo, Massoud Barzani.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host