UOL Notícias Notícias
 

31/03/2007 - 15h08

Adiada a apresentação do novo Governo interino do Nepal ao Parlamento

Katmandu, 31 mar (EFE).- A apresentação ao Parlamento do novo Governo interino do Nepal, em virtude do pacto alcançado nesta sexta-feira à noite pela aliança governista e por representantes da guerrilha maoísta, foi adiada para domingo, apesar de que estava prevista para hoje.

Segundo os termos do acordo, os maoístas farão parte do Governo interino do Nepal com cinco ministros, cujos nomes serão divulgados ao longo da sessão parlamentar.

A integração dos ex-rebeldes no Gabinete interino estava prevista no acordo de paz assinado entre o Governo e a guerrilha em novembro passado, que colocou fim a uma década de luta que deixou cerca de 13.000 mortos.

Os maoístas ficarão com cinco das 21 pastas do Gabinete: Informação e Comunicação; Infância, Mulher e Bem-estar Social; Desenvolvimento Local; Trabalhos e Projetos Físicos; e Assuntos Florestais e Conservação do Solo.

Está previsto que, depois da incorporação dos antigos rebeldes no Gabinete, haja a convocação de eleições em junho, para uma Assembléia Constituinte que deverá decidir se o Nepal continua sendo uma monarquia ou transforma-se em república, como querem os maoístas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h40

    1,18
    3,189
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h46

    0,01
    65.157,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host